segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Santa Vitória do Palmar Vai Discutir Hidrovia do Mercosul

O Ministério dos Transportes e a prefeitura de Santa Vitória do Palmar, realizam no dia 31 de agosto, às 9:00 h, na Câmara de vereadores de Santa Vitória, o evento , “O Porto de Santa Vitória do Palmar no Contexto da Hidrovia-Brasil/Uruguai”. O encontro vai reunir transportadores, fornecedores e usuários do transporte de carga da região de fronteira, para discutir a conectividade do município com o resto do país, através dos modais rodoviário, hidroviário e ferroviário e o plano logístico local para beneficiar a comunidade envolvida neste segmento da economia. Segundo o prefeito de Santa Vitória do Palmar, Claudio Pereira, o propósito do encontro é envolver a comunidade na implementação da Hidrovia do Mercosul, que começa no município, através da Lagoa Mirim e que vai ligar a região e o Uruguai, aos principais mercados consumidores do Brasil e do mundo.

“As obras estão próximas de iniciar, os recursos já estão garantidos pela União. A Hidrovia do Mercosul já é uma realidade e em muito pouco tempo vai passar a fazer parte do cotidiano dos trabalhadores da região, por isso queremos que todos se apropriem desta nova realidade”, disse o prefeito.

Os recursos para a implementação da Hidrovia estão incluídos dentro do Plano Nacional de Logística de Transportes do governo Federal e garantem investimentos, via PAC II, para a região de no mínimo R$ 224 milhões, podendo alcançar até R$ 974 milhões. De acordo com o Especialista Senior em Infra Estrutura do setor Aquaviário do Ministério dos Transportes no RS, Adão Proença, o Ministério está finalizando o termo de referência para abertura das licitações para as obras de dragagem, construções de terminais, estudo de viabilidade técnica ambiental e instrumentação da hidrovia como medição e controle de níveis e ventos.

“O projeto inicial aponta a intenção de construirmos onze novos terminais portuários ao longo do trecho da Hidrovia, que começa em Santa Vitória e vai até o porto de Estrela. Mas isso os próximos estudos é que vão definir”, disse Proença.

O representante do Ministério dos Transportes, também declarou que Santa Vitória do Palmar deverá receber um terminal portuário alfandegado, para que cargas vindas do Uruguai possam passar por ali e já partirem para outros países, via porto de Rio Grande, com toda a documentação agilizada.

Os estudos do Ministério dos Transportes apontam para que outros municípios da metade sul do Estado também passem a integrar a Hidrovia, antes já estavam assegurados na rota, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, Porto Alegre, Cachoeira do Sul e Estrela. Segundo Proença, Jaguarão e São Lourenço do Sul estão entre os municípios candidatos a receberem obras.

Foto: Divulgação - Ascom-PM